quinta-feira, 24 de março de 2011

Provérbios Cap 26

PROGRAMA ATRAVÉS DA BÍBLIA (nº 713)
PROVERBIOS (29ª LIÇÃO) TEXTO Pv 26

(1)JK disse...
A Bíblia é muito clara sobre a questão da homossexualidade. Qualquer um que tenta concilia-la com o cristianismo está negando o que a Palavra ordena. Concordo que podemos e devemos amar essas pessoas, mas nós não podemos tolerar o estilo de vida homossexual

Carta de Imperatriz – Maranhão * Tenho o prazer de informar que a muitos anos, ouço este programa de entre todos os que são transmitidos pela Rádio Transmundial, é um dos que eu mais gosto, pois me ajuda muito nas análises que faço dos textos bíblicos que sempre leio. Gostaria muito de adquirir este material, porque reconheço que eles me ajudarão muito na preparação dos sermões e estudos bíblicos que transmito a Igreja, cujo mistério me foi confiado.
Prezado amigo, vamos para o nosso capitulo de hoje que é o Proverbios 26. Restaram alguns v. Do cap 25, e os últimos que nós consideramos foi muito rapidamente. De forma que nós vamos voltar ligeiramente aos últimos v. Do cap 25 aqui do livro de Proverbios. Vamos começar como o v.25.
Pv 25.25 Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante
O salmista Davi amigo, tinha uma profunda sede espiritual, e foi exatamente isto que ele chegou a dizer: Mas aqui para o músico-mor, entre os filhos de Coré Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?( Sal 42.1,2)
Jesus disse também Mt 5.6 BEM AVENTURADO OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA
Há pessoas, que não sentem apetite pelas coisas espirituais. Há pessoas que não sentem assim tocadas pelas boas novas divinas. São corações  indiferentes apaticos, insinsiveis as verdades de Deus. Não revelam nenhum interesse pelas coisas espirituais. Mais há outras que são sedentos, e que estão procurando exatamente as boas novas de salvação.
O Evangelho é uma boa notícia para o pecador. Os anjos que anunciaram o primeiro natal, disseram: NÃO TEMAIS, POIS VOS TRAGO BOAS NOVAS DE GRANDE ALEGRIA, QUE SERÁ PARA TODOS OS POVOS.
Então o Evangelho é boas noas para todos os povos do céu. Quando uma pessoa não atm sede das coisas espirituais, não tem fome da palavra de Deus, é porque as coisas não vão bem, na sua vida. Uma pessoa que não quer comer, que não quer beber, então está doente. Quando o corpo da gente é sadio, então é normal que tenha fome, que tenhamos sede.
Quando no entanto adoecemos ficamos sem apetite, não queremos comer e nem beber Na vida espiritual é assim também. É um sintoma muito perigoso o fastio, a falta de apetite. Vamos rogar a Deus, para que nos dê sempre fome e sede de justiça. Fome e sede da sua palavra. Que ele no dê a normalidade espiritual, para que possamos beber a palavra de Deus, e nos alimentar dos ensinos de Cristo.
Pv 25.26 Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio.
Aqui nós temos o perigo de o justo se envolver com as coisas pecaminosas da vida. O justo, é sempre olhado e seguido como um padrão. Quando no entanto ele chega a cair do seu status de justiça, de retidão, levado quem sabe pelas influencias do perverso então ele é considerado como uma fonte que foi turvada; como um manancial que foi poluido.


O justo tem a grande responsabilidade de manter o seu estado de santidade e de retidão sempre. Porque quando ele se deixa levar pelo mal, não somente cai, não somente cai ele, mais também com ele cai muitos que antes o tinha como padrão.
Quando o crente sofre uma derrota na sua vida espiritual ou moral, muitos sofrem também as consequencias disto. E se se trata de um pregador, ou de um pastor, então é um desastre lamentavel, pois a derrota de um lider evangelico é sempre uma derrota do seu rebanho, como as ovelhas sofrem!..
QUE DEUS SUSTENTE OS OBREIROS!
Pv 25.27 . Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.
Bem aqui é vergonhoso quando ós estamos procurando a promoção da nossa propria honra Quando queremos ser honrado e tudo quanto fazemos visamos o louvor e a honra dos homens. É triste isso, pois o crente deve sempre promover a honra e a glória de Deus.
Muitos trabalhos evangélicos tem sido fechados, porque na sua direção havia alguém que estava procurando a sua propria honra ou gloria, enquanto devia procurar a glória e a honra de Deus.
Pv 25.28 Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
Aqui nós temos uma figura muito interessante, pois o homem que não tem dominio proprio ele é como uma cidade derribada. Que não tem muros, quer dizer é uma pessoa que está exposta a todos os perigos. Nós já falamos noutro programa sob a importancia que tinha os muros para as cidades antigas. As cidades todas eram muradas. A sua proteção, a sua defesa dependia exatamente dessas muralhas.
Uma cidade murada, estava protegida. O inimigo não podia penetrar nela, pois não existia o serviço aéreo. Mais aqui o autor fala sobre uma cidade que está derribada, e que os muros estão também derribados. Então ele diz que assim é também o homem que não tem dominio proprio está sem nenhuma proteção.
O dominio proprio é para  qualquer cidadão, a sua defesa, a sua proteção. Pois quem não se domina está perdido. Uma pessoa sem o controle dos seus sentimentos sem o controle de sua vontade, está sujeita a todos os perigos imaginários. Pode cometer toda espécie de imprudencia e fraqueza.
Quem não se domina [é dominado por qualquer cousa errada por aí. O dominio proprio, é uma das grandes virtudes cristãs. É um dos frutos do Espirito Santo.
Mais o fruto do Espirito é: Gal 5.22,23   Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
Então, quem não tiver a virtude do dominio proprio, é uma cidade arrazada, com os seus muros arruinados,.

PROVERBIOS 26
Pv 26.1 Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra
Honrar o insensato amigo, é promover a insensatês. É recompensar o insensato por ser insenstato. É galardoar o tolo, pois sua tolice aqui, como é preciso se ter um padrão e um critério certo, para se saber o que é a sabedoria, o que é a justiça, o que é a bondade, o que é a retidão, o que está errado, o que está certo.
É que o ser humano não tem condição de estabececer padrões justos das coisas em  muitos casos, tem havido a inversão da ordem e dos valores das coisas e das pessoas. E aqui está o autor dizendo, que não se deve premiar a insensatez do insensato.
Pv 26.2,3  Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.
O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos
Nós vemos aqui Salomão não poupava a sua pena paa condenar a insensatês, e o insensato,. Aqui ele defende a vara para os insensatos. A palavra signfica, disciplina castigo. De forma que o insensato está sempre sendo açoitado pela palavra dos sabios.
De forma que a palavra do sábio é a vara com a qual o insenstato é castigado na palavra aqui do autor sagrado. E não duvido que muitos insensatos estejam por aí apanhando também literalmente não só dos sábios, mais dos representantes da justiça, visto que a insensatez é que leva o homem a praticar aquelas coisas que merecem ou requerem uma representação oficial.
Pv 26.4-5 Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
Aqui temos dois versiculos juntos com ensinamentos aparentemente paradoxiais. Com ensinamentos aparentemente contraditórios. Um diz que não nos devemos responder ao insento na sua insensatez para não sermos semelhantes a ele. O outro diz que devemos responder ao insensato para que ele não pense que é sábios aos seus prorios olhos.
Bem, responder ao insensato numa hora inconveniente impropria, quando ele estiver por exemplo bêbado, ou revoltado, seria uma insensatez. Ninguém deve arriscar, é algo errado e perigoso.
Mais quando o insensato estiver no momento normal, sem o seu estado de exaltação, de revolta, ou de embriaguês então não deixemos de não fazer uma caridade, falando com ele, para que possa ter um pouco de entendimento, de compreensão, e muitas coisas poderão ser melhoradas na vida do insensato quando é assm ensinado.

Agora, não devemos procurar corrigir o inensato no momento quando ele não tem nenhuma condição de receber a nossa palavra de conselhos, de ensino, porque podemos passar por vergonha.
Pv 26.6 Os pés corta, e o dano sorve, aquele que manda mensagem pela mão dum tolo.
Bem não podemos de fato enviar mensagem por meio de pessoas não qualificadas, pessoas que não sejam de confiança. Os maus mensageiros trazem danos e prejuizos, quem tem uma boa mensagem para transmitir, deve procurar a pessoa certa e adequada, se não poderá ter prejuizo.
Deus tem uma maravilhosa mensagem para transmitir ao mundo, que é a mensagem dio Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele tem usado os homens para que transitam esta mensagem. Ele procuras usar homens que tenham as virtudes do Espiritio Santo, que antes de tudo despenseiros fieis, embaixadores, que estejam dispostos a levar a sua mensagem com absoluta fidelidade. O que Deus requer de seus mensageiros, que sejam antes de tudo fieis.
Pv 26.7,8  Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos.
Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo
Bem, aqui temos uma figura interessante. Jogar pedras preciosas em ruinas, é perdê-las, é lançá-las fora,. Asssim é usar a palavra da sabedoria para o insensato, quer dizer, é perder o tempo. E perder as palavras preciosas.
Jesus também nos falou de algo assim quano disse que: NÃO DEVEMOS LANÇAR AS PÉROLAS AOS PORCOS(Mt 7.6) Ele estava falando sobre a inutilidade de se pregar as palavras santas do Evangelho para uma pessoa que blasfema que ridiculariza  da palavra de Deus.
Então é como se estivéssemos lançando pedras preciosas num montão de ruínas(Pv 26.8)
Pv 26.9 Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos.
Ora amigo, um proverbio na boca de um insensato, pode ferir a muita gente. E muitos tem sido feridos por provérbios usados por alguns no momento da ira.
Pv 26.10 O Poderoso, que formou todas as coisas, paga ao tolo, e recompensa ao transgressor
Aqui o autor condena o apoio que se dá aos insensatos, aos transgressores criminosos, malfeitores. Existem aqueles que procuram apoiar, defender, promover até, essas castas de pessoas que tanto prejuizo trazem à sociedade. Nós vivemos num tempo de muita complascencia de forma que até mesmo os mais perigosos bandidos e criminosos tem sido defendidos e absolvidos por muitos.
Pv 26.11 Como o cão torna ao seu vômito, assim o tolo repete a sua estultícia.
Este proverbio aqui foi usado pelo apt Pedro quando disse que os desviados é como uma porca que volta a se deitar na lama, ou como um cão que volta ao vômito.
Pv 26.12  Tens visto o homem que é sábio a seus próprios olhos? Pode-se esperar mais do tolo do que dele.
 pessoas que são sábias, apenas aos seus proprios olhos. Se uma pessoa fosse vendida pelo preço que acha que merece, e comprada pelo preço que realmente vale, seria uma diferença muito grande nos dois negócios. É que sobrestimamos demasiado a nós mesmos.
Eu creio que cada pessoa vale muito aos olhos de Deus, pois temos uma alma, Cristo deu a sua propria vida pelo homem. Então o homem vale muito. E ele disse que uma pessoa vale mais do que o mundo inteiro, por causa da sua alma.
Vamos lembrar as palavras de Cristo: Nós encontramos nos Evangelhos Cristo dizendo: QUE VALE O HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA ALMA? QUE DARIA O HOMEM EM TROCA DA SUA ALMA? (Mc 8.36,37)
Prezado amigo, quando o autor diz aqui, tens visto a um homem que é sabio aos seus proprios olhos maior esperança há no insensato do que nele  estava referindo-se a uma ilusão, a uma interpretação falsa de seu propria sabedoria.
Pv 26.13 Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas.
Nós já vimos um versiculo semelhante a este num dos cap já estudados. Um preguiçoso procura sempre um pretexto para não ir trabalhar, se há um leão na rua, se há um leão no caminho, então não há condição de trabalhar hoje. A opção melhor é ficar na casa do que sair perigosamente para o trabalho um dia frio, ou num dia quente.
Pv 26.14-16 Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.
O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca.
Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem
Quer dizer um preguiçoso, mentiroso considera-se a si mesmo o mais sábio do que sete homens sábios, que sabem responde bem todas as questões. Por isso nós vemos quão notavelmenmte sábio, é o preguiçoso e o mentiroso aos seus proprios olhos.
Pv 26.17 O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas
Bem, é arriscar muito mesmo pegar nas orelhas de um cão que passa. Um cão que a gente não conhece. Igualmente arriscado é se meter em questão ou brigas alheias.Diz assim o v. seguinte:
Pv 26.18,19  Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades,
Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.
Aqui está a palavra de Deus, condenando a mentira por brincadeira. Nós já temos falado muito sobre o perigo e o mal que faz a mentira. E aqui está a mentira por brincadeira, condenada na palavra de Deus.
Então, não deve haver lugar em nossas vidas para a mentira, nem mesmo para brincadeira, aquela mentira feita por brincadeira. Ela é proibida, é condenada nas páginas da Bíblia. Jo 8.44 O MENTIROSO É FILHO DO DIABO, POIS O PAI DA MENTIRA É O DIABO.
Pv 26.20 Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda
Bem amigo muitas contendas cessariam logo, se não fossem alimentadas por uma ou por outra pessoa. Um fogo se apaga, se não for assim alimentado por lenha. Quando a lenha se acaba o fogo também se acaba. Isso nos mostra como nos fazemos cessar brigas e contendas.
Pv 26.21-22 Como o carvão para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.
As palavras do intrigante são como doces bocados; elas descem ao mais íntimo do ventre
Bem aqui amigo nós vemos que muitas pessoas vivem de rixas, brigas e de contendas. O que é uma coisa realmente triste.
Pv 26.23   Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno.
E aqui vemos a condenação ao amor impuro. Pois os lábios aqui ama, mais sem aquela autenticidade no coração, que e o amor puro.
Pv 26.24-26  Aquele que odeia dissimula com seus lábios, mas no seu íntimo encobre o engano;
Quando te suplicar com voz suave não te fies nele, porque abriga sete abominações no seu coração,
Cujo ódio se encobre com engano, a sua maldade será exposta perante a congregação.
Os sentimentos da pessoa geralmente se expressam de alguma forma e são conhecidos. Ninguem consegue esconder por muito tempo os sentimentos do coração e da mente. Mais cedo ou mais tarde, tais sentimentos explodem ou aparecem e são denunciados (identificados)
Pv 26.26-28  Cujo ódio se encobre com engano, a sua maldade será exposta perante a congregação.
O que cava uma cova cairá nela; e o que revolve a pedra, esta voltará sobre ele.
A língua falsa odeia aos que ela fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína.
Vemos  em todos esses versiculos amigo, ensinos muito praticos para a nossa vida diária.Quem lê o livro de Proverbios, aprende as maneiras mais sábias da ética da vida. Muitos erros e falhas, são evitados, por aqueles que procuram viver de acordo com os ensinos aqui expostos.
Nós encontramos muitos livros de ética, e de boas maneiras por aqui, porém, poucos são os livros morais, ou religiosos, filosóficos ou sociais que produzem tanto bem a vida e ao coração de uma pessoa, do que o livro de Proverbios assim bem como a Biblia toda.
Is 34.16 BUSCAI O LIVRO DO SENHOR E LEDE
Nós não seguimos as regras da Bíblia, como uma coisa mecanica, uma coisa fixa, mais nós vivemos dos ensinamentos da Biblia normalmente quando nos assimlamos os ensinamentos, as verdades, as doutrinas, os principios bíblicos.
Nós vivemos esses ensinos, normalmente. Quer dizer viver uma vida de moral, de ética, uma vida de principios, é como se fosse uma coisa natural na vida do verdadeiro crente, na vida do verdadeiro cristão.
Então não é uma coisa forçada, não é como seguir uma certa ética, uma certa norma assim social que nós aprendemos nos livros ou que recebemos na escola, mais é uma vida normal, uma vida de acordo como ensinamento da palavra de Deus, de acordo ciom a vontade de Deus.
Então a nossa palavra se torna, uma palavra certa, uma palavra boa, uma palavra agradável, uma palavra temperada com sal, como diz o apt . O nosso comportamento também se ajusta a esta ética, a este ensino a este padrão santo, a este padrão divino.
De forma que a Biblia é um livro que nos mostra como devemos viver, como devemos agir, como devemos falar, como devemos tratar as pessoas, é um livro de Ética tambem, é um livro moral de moral, é um livro que ensina também o bom relacionamento com as pessoas.o trato com as pessoas. É um livro de relações públicas, de relações humanas.
Eu creio que a Biblia pode nos oferecer condições adequadas, para o sucesso na nossa vida comum, na vida de trabalho, de relacionamento. Porque a Biblia pode nos oferecer condições adequadas, para o sucesso na nosa vida comum, nossa vida de trabalho,de relacionamento. Porque a Biblia oferece de fato o conhecimento verdadeiro da verdadeira ética. Que não é uma coisa artificial, como tantas vezes acontece, com pessoas que recebem até curso de relações humanas de relações publicas, porque visse empregar numa determinada agencia, aí no aeroporto, em algum lugar em alguma repartição então tem que ter aquelas boas maneiras, tem que ter aquele sorriso mais aquele sorriso artificial mecanico.
Não vou dizer que não tenha o seu valor, que não tenha a sua importancia, mais a palavra de Deus produz em nós, cria em nós condições  adequadas, as condições verdadeiras para que nós consigamos este tipo de relacionamento, de comunicação, sem sermos artificiais porque Deus quer que nós sejamos autenticos que nós sejamos verdadeiros.
O nosso sorriso, tem que ser um sorriso autêntico, genuino e não uma coisa que foi assim forjada, apenas para satisfazer uma exigencia
Deus tem realmente condição maravilhosa para mudar a nossa vida, para mudar o nosso ser, inclusive mudar o nosso lar nosso comportamento na familia. Na Igreja, no trabalho, na sociedade, porque um homem verdadeiramente cristão, é um homem que sabe se relacionar com as pessoas, tratar as pessoas com bondade, com justiça, com retidão. Então é isso que se exige, é isso que se quer, é isso que precisamos na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário