terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que é pecado para a morte?




O QUE É PECADO PARA A MORTE?




Você não acha que é muito triste quando a gente encontra alguém continuando sempre numa vida desregrada sabendo que o fim é a morte certa?
Como um alcoólatra, ele bebe direto. A doença dos resultados das bebidas e então, morre cedo. Teremos que mostrar a tais pessoas toda a compaixão, visto que a pessoa se encontra completamente escravizada, nada melhor do que explicar-lhe o Evangelho, da liberdade que Cristo oferece. Em João 8.36; Romanos 1.16. Você crê nisto?
O que seria o pecado para a morte? E pecado não para a morte?
De vez em quando alguém nos questiona a respeito pedindo esclarecimento sobre este assunto.
Alguns pensam que seja a blasfêmia contra o Espírito Santo. (Marcos 3.29; Lucas 12.10. ou a apostasia renuncia completa e terminante de Cristo.
1 João 5.16 Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 
1 João 5:16
O que é pecado para a morte? Que nem o texto em si revela?
Uma redação bem próxima ao grego segue assim:
 SE ALGUÉM VÊ O SEU IRMÃO CRENTE COMETENDO PECADO QUE NÃO LEVA A MORTE FÍSICA, ELE PODE ORAR E DEUS LHE DARÁ A VIDA. ASSIM A TODOS CUJO PECADO NÃO ESTÁ LEVANDO A MORTE. HÁ UM PECADO QUE LEVA A MORTE NÃO DIGO QUE ALGUÉM ORE POR ISTO.
Hunguer, diz: o seguinte: é possível para um crente cair no pecado de 1 Jo 5.16(a). se isto acontecer, um outro crente deve orar por ele 1 Jo 5.16 (b), como resultado Deus dará ao crente que cometeu o pecado, a conservação da sua vida física. Porém tal intercessão é eficaz somente no caso desse pecado que não leve para a morte física (1 Jo 5.16 (c).
Hunguer continua, há um pecado para a morte 1 Jo 5.16(b), isto é pecar deliberadamente e persistentemente para então a carne ser destruída a fim de que o Espírito seja salvo.
1 Cor 5.5: Atos 5. Ananias e Safira morreram por causa da vida irregular (1 Cor 11.30).
Um exemplo no Velho Testamento foi à desobediência na ocasião quando os espias voltavam de Canaã e quando a maioria nau quis obedecer ao Senhor e avançar.
Deus pronunciou sob toda aquela geração a sentença de morte física. não adiantaria Moisés orar por eles, visto que Deus não mudaria. Tivera pronunciado a sentença e não iria continuar a vida dos desobedientes, vida esta porque não queria arriscar o grande avanço a Canaã pela fé.
A Bíblia conta que durante os quase 40 anos o povo de Israel andou pelo deserto enquanto um por um aos seus milhares morreram sem que alguém pudesse orar para que vivessem. Tiveram comedido pecado para a morte e por isto Moisés intercedeu para que vivessem.
E mesmo no seu próprio caso Moisés pecou quando se irou e o Senhor o censurou dizendo que por isto não poderia ter o privilégio de entrar n a terra da promissão.
Embora que Moisés orasse ao Senhor pedindo que mudasse para que ele pudesse entrar na Canaã também, o Senhor Deus lhe disse que não orasse mais, pois não iria mudar.
Moisés era salvo, e cremos que está no céu salvo com todos os outros salvos, mas fisicamente foi julgado a morrer antes do tempo. Por isso nem ele nem outro poderiam jamais convencer a Deus, que Moises não morresse. Neste sentido não adiantaria orar, por um pecado para a morte.
Sansão brincou com Deus, e Tefé que aprender que com Deus não se brinca. Teve morte prematura, estando preso nas mãos dos inimigos, e sofrendo as conseqüências do seu pecado. Num certo sentido ele pecou pecado para a morte.
Um caso concreto que temos de alguém que estava sob a sentença divina, onde não adiantaria orar por ele, que gozasse a saúde e ele continuasse no seu pecado foi aquele moço de 1 Coríntios 5.5, quando possuía a sua madrasta.
1 Coríntios 5.1-7
Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.
Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.
Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,
Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós 
1 Coríntios 5:1-7
Isto é, Deus entregaria aquele homem a Satanás, para o castigo corporal se não se endireitasse. Morreria antes do tempo se continuasse no pecado. Mas felizmente escapou. Pois em 2 Coríntios lemos que os seus irmãos foram advertidos a perdoa-lhes visto que ele se arrependera e estava triste e desconsolado.
 (2 Coríntios 2.5-11)
Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos.
Basta-lhe ao tal esta repreensão feita por muitos.
De maneira que pelo contrário deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que o tal não seja de modo algum devorado de demasiada tristeza.
Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor.
E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo.
E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;
Porque não ignoramos os seus ardis. 
2 Coríntios 2:5-11
Cremos que Deus suspendeu a sentença de morte (Isaias 38.1-8), porque se arrependeu, porém não podemos crer que todos os resultados físicos dos seus pecados foram suspensos, visto que a palavra de Deus diz que o que o homem semear isto também ceifará (Gal 6.7).
Se semear para a carne da carne receberá corrupção, ou seja, enfraquecimento do corpo na medida em que fosse prejudicado pelos pecados cometidos.
Assim percebemos que há pecados para a morte física, e quando um irmão está a caminho da morte por causa do seu delito, não adianta orar parra que não morra. Pois melhor é morrer fisicamente do que morrer espiritualmente. (Mateus 10.28).
Paulo menciona alguns crentes doentes por causa da irregularidade espiritual da suas vidas. E diz Paulo, alguns já dormiram no Senhor (1 Cor 11.30). isto é morreram precocemente, julgados fisicamente pelo Senhor.
Ananias e Safira mentiram ao Senhor (Atos 5) e foram julgados sumariamente. Não adiantava Pedro orar por eles, uma vez que Deus havia pronunciado que morressem a dar um exemplo para a Igreja.
Advertência (1 Cor 10.11) a qualquer irmão que está brincando com Deus. Não levando a sério a sua vida espiritual, e caminhando para a morte precoce.
Arrependa-se agora, volte a Cristo, para experimentar a sua graça claramente e não a sua mão poderosa de disciplina e de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário